Escola Construtivista: mentiras e verdades.
* O construtivismo é um método de ensino.
– O construtivismo não é um método de ensino. É uma linha pedagógica que propõe que o aluno participe ativamente da construção do seu próprio conhecimento.
* Piaget é o criador do construtivismo.
– Piaget não é o criador do construtivismo. Ele se dedicou a investigar como acontece o desenvolvimento da inteligência humana. Outros teóricos aproveitaram a sua pesquisa para desenvolver propostas pedagógicas.
* No construtivismo o aluno fica solto porque aprende sozinho.
– O professor construtivista acredita que cada aluno aprende em tempo diferente e de forma diferente, para tanto, o professor precisa conhecer as necessidades e interesses dos seus alunos e intervir de forma que se desenvolva individualmente e em seu grupo. Em momento algum esse aluno fica solto ou sozinho para aprender.
* O construtivismo não aceita o ensino da tabuada.
– A tabuada é sim utilizada na escola construtivista, mas como ajuda para o desenvolvimento do cálculo mental. Só deve ser usada depois que o aluno compreender o significado das operações, principalmente a multiplicação.
* O professor construtivisa não corrige os erros dos alunos.
– O professor construtivista corrige os erros dos alunos, mas encara esse erro como o caminho para a construção do conhecimento. A correção na escola construtivista é cuidadosa, pois é uma aliada do professor e do aluno para que se torne uma situação de aprendizagem.
* Em uma escola construtivista os alunos não são reprovados.
– A escola construtivista reprova o aluno quando entende que este aluno está muito atrasado em relação ao resto da turma e que a sua aprovação seria algo irresponsável.
* As crianças em uma escola construtivista são mais indisciplinadas porque não têm regras.
– No construtivismo as crianças vivenciam a democracia, pois as regras são estabelecidas através de conversas e acordos entre os professores e alunos. Os alunos são acostumados a ouvir, respeitar os direitos e deveres de todos e entendê-los, pois reconhecem a importância destes para o bom andamento da convivência.
7 Comments
Execelente os temas abordados aqui. Amei! Seu blog é encantador. Postei um trabalho de mandalas e caricaturas que fiz com meus alunos. Dê uma conferida lá. Espero que goste! Bjus
Parabéns! Adorei seu trabalho! VocÊ é FERA! Passe pelo Ferinhas e leve o selo blog fera! Beijos
Parabés pelo seu blog, amei! Gosto muito de assuntos q aberdam o construtivismo. Agradeço a visitinha q fez ao meu blog: brunavaleriano.blogspot.com
Bjkas
Olá, sou educadora em formação e transformação, almejo mais acesso, agora que tenho mais abertura; lembrei-me que a poetisa Cora Coralina, disse: “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Gostei do seu blog, valeu o tem compartilhado. Até mais 🙂
Amiga amei o seu blog!! Em se tratando de vc ñ poderia ser diferente: vc transpira educação!
Lendo os temas, acima abordados, me reportei imediatamente à sala de aula, relembrando o nosso tempo na FEBA (tempo bom q deixou grandes recordações, heim)!!
Bjsssssss
Acho que de uma forma clara voce conseguiu sintetizar a maior questao da educacao – Nao ha ensino se nao ha aprendizagem e aprendizagem se constroi.(nao consigo colocar acentos no ipad)
Paula Castfo
Muito bom, esclarecedor e interessante, o seu blog! Mais uma vez, quero externar a minha admiração pela sua capacidade de EDUCAR!
Fico muito orgulhosa de você e por você! Beijão.