1

Atividades práticas para sala de aula

Posted by Thaize Torres Feijó on 8 de Julho de 2010 in Educação, Sugestões de Atividades |

Acredito que a construção do conhecimento acontece  através da prática e da troca com o outro. Pensando nisso, selecionei algumas atividades relacionadas às disciplinas Matemática, Português, Ciências, História e Geografia que poderão ser feitas em grupo e adaptadas aos conteúdos.

Aproveitem!

Matemática

Jogo do Plim

Objetivo:
Utilizar as quatro operações: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.
Resolver histórias matemáticas.

  • Material:
  1. 1 trilha confeccionada em TNT
  2. 2 dados normais
  3. 1 dado com os sinais de adição e subtração
  4. Cartas com as histórias matemáticas

Desenvolvimento:
A turma divide-se em dois grupos. Cada grupo escolhe um componente para participar da trilha.
Os componentes escolhidos devem jogar os dados para iniciar o caminho pela trilha.
Cada componente caminhará na trilha de acordo com o número que foi indicado.
O número será o resultado da operação realizada com os dados. Soma-se ou subtrai-se as quantidades dos dados conforme o sinal sorteado.
A parada em um círculo “Plim” significa que o participante deverá pegar a carta com a mesma numeração, ler a história matemática em voz alta e respondê-la. Os componentes do grupo poderão auxiliar o participante. O tempo para resposta será estipulado.
Se o participante acertar terá direito a mais uma jogada.
Vencedor é o que primeiro alcançar o final da trilha.
As cartas deverão ser criadas de acordo com os conteúdos trabalhados e necessidades da turma.
Os alunos poderão criar a trilha e você criará as cartas e perguntas da trilha.
No site abaixo há sugestões para cartas e trilha.
http://www.scribd.com/doc/22470729/Atividades-Praticas-de-Atividades-Praticas-de-Matematica

Língua Portuguesa
Você conhece o “Jogo do Dicionário”?

  • Material:
  1. 1 dicionário folhas de papel lápis ou canetas

Objetivo:

Ampliação do vocabulário
Desenvolvimento:

Cada vez um jogador pega o dicionário, folheia e escolhe uma palavra estranha e que ele acha que ninguém vai conhecer.

Todos os jogadores escrevem então num pedaço de papel uma descrição/definição para essa palavra.

Não precisa ser verdadeira, mas precisa parecer verdadeira!

Aquele jogador que escolheu a palavra copia também a sua descrição numa folha de papel.

Ele recolhe, então, os papéis de todos e lê as descrições em voz alta, inclusive a verdadeira, mas sem dizer qual é qual.

Agora chegou a hora de votar!

Os jogadores votarão na descrição/definição que acreditam ser a verdadeira.

Quem acertar ou se aproximar mais da definição real, recebe 2 pontos, mas quem receber votos, ganha 1 ponto por cada voto recebido.

O jogo termina quando alguém atingir o número de pontos determinado no início da partida, por acordo feito entre os jogadores.

http://wiki.laptop.org/go/Atividade:_Regras_de_Jogos

História

Júri Simulado

Tema: Dia da consciência negra

Esta é uma técnica que exige um estudo prévio dos alunos e apresentação do tema pelo professor.
É uma técnica de aprendizagem que simula um julgamento, onde os alunos têm a oportunidade de argumentar, apresentar provas e evidências a favor ou contra o que está sendo julgado. Além da força da argumentação que se evidência, destaca-se a necessidade de emitir um julgamento de valor entre outros aspectos relevantes que podem ser trabalhados.

Os alunos deverão ser organizados em grupo para que possam fazer suas defesas e acusações. O juiz poderá ser o professor ou um outro aluno que tenha conhecimento sobre todos os temas tratados.

Sugestões de temas para o júri simulado:

  • Julgamento de um abolicionista ou escravocrata.
  • Cotas para afro descendentes
  • Julgamento de uma atividade de racismo.

http://www.app.com.br/portalapp/uploads/coletivos/quinzena_consciencia_negra_sugestao_atividades_escolas.pdf

Geografia

Objetivos:

Relacionar conteúdos da disciplina, favorecer a pesquisa, permitir a troca de informações, produzir textos científicos, argumentativos e  ampliação do vocabulário.

Criação de um blog para a turma escrever durante o ano sobre descobertas relacionadas aos conteúdos de Geografia. Todos os alunos postam informações relacionadas aos temas, fazem perguntas, apresentam trabalhos e interagem com outras pessoas. O professor de informática da escola poderá dar uma mãozinha na criação do blog.

Ciências

Seminários

Objetivo:

Trabalhar a oralidade da turma, produção de resumos e esquemas, aprofundamento do conteúdo e reconhecimento da importância da  pesquisa para elaboração de um trabalho coeso.

Desenvolvimento:

Alunos e professores selecionam temas e escolhem os que serão estudados pela turma. Os alunos dividem-se em grupos e escolhem e os assuntos que pesquisarão na escola e em casa para elaboração do trabalho. Todo trabalho deverá ser organizado em sala para que o professor possa intermediar  em relação às abordagens que serão feitas, conteúdo a ser apresentado e estratégias utilizadas pelo grupo. 

Os dias de apresentação deverão ser combinados previamente para que os alunos se programem quanto ao estudo e forma de apresentação do trabalho. Depois, os próprios alunos poderão fazer uma autoavalição para perceber o que poderia ter sido mais estruturado, enfatizado e elaborado.

Etiquetas: , , , , , , , , ,

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Copyright © 2010-2025 Questão de Ponta All rights reserved.
This site is using the Desk Mess Mirrored theme, v2.5, from BuyNowShop.com.